sábado, 17 de outubro de 2015

METAL CONTRA AS NUVENS.




É... estou escutando agora Metal Contra as Nuvens, música da Legião Urbana, disco V, e que todos, sem exceção, todos(!), deveriam ouvir de vez em quando. Ela me veio assim meio que de repente, em um momento propício, logo após eu ter me encontrado com um monte de gente canalha e desonesta. Gente que me deixou irado, deixou desapontado. Esse tipo de embate me desgata bastante, por vários motivos: seja porque, quando irado, falo tudo o que penso e sou taxado de deselegante, seja porque, quando irado, falo a verdade e aquilo que o outro não está disposto a ouvir, seja porque eu, simplesmente, fico puto e desiludido. Mas, felizmente, como aprendi há muito tempo, e como essa canção me reensina, tal desânimo não dura muito, pelo contrário, é sempre transformado, reciclado em boas energias, em vontade de recomeçar, em desejo de conquistar. A raiva, pra mim, representa uma força viva e pulsante que me impele pra frente. Ela, todavia, precisa ser contida e bem trabalhada pra se tornar tal elã, senão, certamente, vai tomar conta de você e, ao invés de ser producente, vai te prejudicar mais ainda. Logo, quando num momento em que você é compelido a  ser "deselegante", perderá sua razão se agir descomedidamente e sairá da batalha derrotado, mesmo tendo total razão e boas chances de vencê-la. Aprender a controlar o impulso, pois, é de vital importância para o bom combate! Não acredito que devamos ser covardes e não lutar. A vida, se conceituada como algo pulsante e dinâmico, não pode ser vista sem a consciência de se estar sempre lutando. Não digo luta no sentido meramente bélico, em que pese tal alusão se encontrar também inserida no contexto, mas, sim, algo que vai além, algo que se estabelece em nível pessoal, interno e externo. A luta, pois, é algo inerente à existência humana e indissociável da vida. A luta, pois, é aquilo que te faz crescer, amadurecer, engrandecer-se e se  aproximar mais dos propósitos da própria vida. Entretanto, entender a luta, aprender como lutar, quando lutar, onde lutar, contra quem lutar é a verdadeira batalha que se trava antes mesmo do combate. Depois disso, apenas se luta quando verificadas as possibilidades reais de se lograr a vitória e, assim, nenhum combate será em vão, mas, sim, revestido de concretas chances de implemento. Lute contra si mesmo, então, num primeiro momento e antes até de lutar contra tudo e todos. Reverta o processo! Batalhe contra seu ego, contra sua suposta natureza e essência. Conheça-se sem acreditar que já se conhece. Desvende o caminho. Como me lembra sempre um grande e velho amigo: "Aquele que é contra nós fortalece nossos nervos e aprimora nossas qualidades. Nossos inimigos trabalham por nós." (Edmund Burke). Força e fé sempre pelo caminho.



Nenhum comentário: